O que é?
O Índice de Saúde da Próstata, também conhecido como teste PHI, é um método inovador que consiste em um índice multivariado obtido a partir de algoritmo matemático para avaliação de risco de tumor prostático.
O cálculo utiliza valores combinados de três dosagens: PSA TOTAL, PSA LIVRE E P2PSA. As dosagens do PSA, PSA Livre e P2PSA por quimiluminescência, permitem a avaliação médica do índice de saúde da próstata (PHI).
Para que serve?
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O aumento observado nas taxas de incidência no país pode ser justificado, em partes, pela evolução dos métodos diagnósticos, pelo aumento na expectativa de vida e pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação.
A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) tem sido utilizada como a principal ferramenta para indicação de biópsia prostática, o único método capaz de diagnosticar em definitivo o câncer no órgão. No entanto, este achado possui limitações, já que a secreção desta enzima pela próstata se dá tanto por células malignas quanto benignas.
A partir do índice PHI é possível obter uma probabilidade de câncer de próstata utilizando-se apenas uma amostra de soro, que resulta em diminuição de biópsias desnecessárias.
O PHI é indicado para homens com o seguinte perfil:
- 40 anos ou mais;
- PSA total entre 2,0 e 10,0 ng/mL;
- Sem achados suspeitos no exame direto da próstata (toque retal);
- Histórico de câncer de próstata familiar;
- Indicação médica.
Benefícios do teste:
- 3x mais específico que PSA isolado;
- Resultados personalizados através de risco individual;
- Procedimento não-invasivo;
- Redução do número de biópsias negativas.